ESTÍLOS DE KUNG FU

Estilo Garra de Águia

Este estilo é inspirado nos movimentos da Águia em ataque contra suas presas.

Assim como o estilo do Tigre, possui um longo treinamento para o fortalecimento dos dedos, só que om ênfase no polegar, indicador, médio e anelar, que adiantam-se curvados, formando o que aparenta ser a garra de uma águia. Em suas técnicas o estilo da águia é especialista em torções, que na maioria das vezes antecedem um quebramento.


História do Estilo de Águia


A História do Garra de Águia começa com o garoto, órfão de pai, criado pela mãe viúva, Seu no era  O'Fei. Quando pequeno, O'Fei tinha um padrinho e professor chamado Chow, com o qual estudava caligrafia, literatura, matemática; Enfim, estudos em geral. Este professor foi aluno dos monges do Templo Shai Lin e além de outras coisas aprendeu diversas técnicas de Kung Fu, dentre elas os movimentos de Águia.

Naquela época não existiam escolas primárias. As crianças aprendiam as coisas básicas com os pais. Depois era contratado um professor particular, que lhes ensinaria todas as matérias. O'Fei começou os estudos com a mãe e os terminou com Chow, que o ensinou também os movimentos de Águia que havia aprendido com os monges Shao Lin. Em outras palavras, o estilo Garra de Águia tem origem no Templo Shao Lin, e foi aperfeiçoado por O'Fei, a quem chamamos de Fundador do Estilo Garra de Águia.

Já adulto, por volta de 1123 d.C., O'Fei tornou-se um General do Exército chinês e treinava seus oficiais na prática do Kung Fu  para estes, or sua vez, ensinassem aos seus soldados. O'Fi foi um General bem-sucedido, excelente guerreiro, inteligente, disciplinado e justo. Após O'Fei, coube ao monge Lai Tchin a responsabilidade de preservar a arte.
Lai Tchin, transmitiu o estilo para o Monge Tao Tchai, que ensinou ao Monge Fa San, que aprimorou o treinamento, acrescentado saltos e técnicas de pernas, e também foi o primeiro monge a ensinar o estilo Garra de Águia fora do Templo Shao Lin, após o Tempo de O'Fei.

Sob outro império fa San ensinou a Lau Si Chang, natural de Hon Wen, norte da China. Lau Si Chang foi um dos maiores divulgadores do estilo Garra de Águia. Hoje no Brasil existem diversos representantes do estilo.


Estilo Wushu Moderno

Channgquan (punho Longo/ Punho do Norte)

É um termo genérico destinado a todas as escolas Shaolin. Consiste em movimentos vigorosos das mãos, saltos em grande altura, gios rápidos do corpo e sequência de chute e socos fulminantes.


Dao Shu (Arte do Falcão)

Consiste em variados movimentos de giro de corpo combinado com técnicas de defesa, ataque e bloqueio com facão.


Gunshu (Arte do Bastão)

Consiste em movimentos que incluem estocadas, movimentos circulares, velocidade e força, mantendo o equilíbrio e precisão no final do impacto.


Jianshu (Arte da Espada)

Consiste em movimentos ofensivos e defensivos. Esta técnica trabalha suavidade, velocidade, giros, equilíbrios com o movimentos contínuos do corpo.


Qiangshu (Arte da Lança) 

Consiste em movimentos de defesa e ataque combinados, com iros de corpo com técnicas de perfuração, empurrão e estocadas.


Nanquan (Punho do Sul)

É um nome comum aos estilos populares nas áreas do sul do rio Yang Tsé abrangendo as províncias de Guagdong, Fujian,Hunan, Zheijiang, Jiangu e Sichuan. Consiste em uma série de técnicas de mãos, corpo em posição baixa e combinação de movimentos vigorosos. Em alguns momentos o praticante da um "grito" para acentuar um movimento liberando a enorme quantidade de energia necessária à sua execução.


Nandao (Facão do Sul)

Consiste em variados movimento de força e equilíbrio combinados com técnicas de defesa e ataque e bloqueio de facão.


Taiji Quan (Tai Chi Chuan)

Consiste em movimentos de tai chi com as mãos livres visando uma performance marcial, qualidade técnica e saltos acrobáticos.


Tai Ji Jian (Tai Chi Espada)

Consiste em movimentos de tai chi com as espadas visando uma performance marcial, qualidade técnica e saltos acrobáticos.


Sanda (Luta de Contato)

Consiste em uma luta de contato com o uso de protetor para cabeça, abdômen e luvas. Nesta técnica são utilizados chutes, agarrões e projeções.


Estilo Wing Chun

O Wing Chun tem sua origem como um sistema de arte marcial chinesa durante a dinastia Ching, e cujas as idéias básicas foram formuladas pela monja budista do templo Siu Lum (Shao Lim), Ng Mui.


Sobre o Estilo Wing Chum

Com bastante experiência em todos os tipos de pugilismo da época, Ng Mui era reputada como "lutador número um" do templo e famosa por sua grande habilidade no mui fan jong, aparelho de treino utilizado para aperfeiçoar a postura e o equilíbrio. O sistema em desenvolvimento que seria chamado mais tarde de Wing Chun não fora ensinado ou mostrado por Ng Mui a outros monges ou possíveis alunos do templo. Acredita-se na possibilidade de Ng Mui criar este estilo para que fossem treinados rebeldes em um espaço de tempo mais curto que os demais estilos de templo.

Ng Mui incorporou características da garça e da serpente, tais como a agressividade de maneira precisa e o emboscar para a captura da presa. Ng Mui viajou no anonimato, trabalhou como simples membro de uma companhia de ópera chinesa até chegar ao mosteiro Tai Lung, onde se fixou.

Nesse mosteiro continuou sua prática, e conheceu uma jovem chamada Yim Wing Chun que havia aprendido algumas artes marciais Siu Lum, por ter seu pai treinado num templo próximo a Cantão, local que tivera que deixar devido a problemas com o império de Ching. Yim por ser uma mulher bela, chamava a atenção, até que m dia Wong, exigiu casar-se com ela, que já comprometida recusou-se.

Wong não gostando disso travou uma luta com o pai de Yim machucando-o muito. Foi então que Yim Wing Chun buscou auxílio com Ng Mui e esta decidiu ensinar-lhe o sistema de luta que havia criado. Yim Wing Chun passou a treinar sem descanso. No dia em que Wong apareceu para levá-la, Yim Wing Chun o desafiou para uma luta. Rindo, Wong lhe disse para dar o primeiro ataque.

A jovem lutadora sem ficar intimidada, desferiu então um único soco no peito de Wong e este caiu por terra. Registrou-se que ainda tarde o tirano faleceria em consequência do ferimento interno causado por aquele soco.

Mais tarde, Yim Wing Chun casou-se com quem estava comprometida, Leung Bok Chau. Este praticava artes marciais, porém achou que a habilidade que a mulher apresentava era muito superior aos estilos conhecidos e quis praticar o sistema ao qual deu o nome de "Wing Chun" em homenagem à esposa. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

Estilo Xing Yi

É um estilo interno conhecido por seus movimentos dinâmicos e explosivos. Xing ou forma, é derivado de imitar os movimentos lutadores de 12 diferentes animais. Yi ou intenção recorre ao espírito elevado dos animais na ação. Quan literalmente punho de maios. Então, Xingyiquan é traduzido como Punho de Forma/intenção.

Sobre o Estilo Xing Yi Quan

Este estilo consiste em cinco movimentos fundamentais: Pi (Divida), Zuan (Broca), Beng (Expandir), Pao (Canhaão), e Heng. Os cinco movimentos são conhecidos com Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra. É caracterizado por movimentos lineares e ofensivos como um modo de defesa.

Movimentos de Xingyiquan são fáceis aprender, mas para dominar requer dedicação e trabalho duro. É uma excelente introdução para o lado interno de artes marciais que treinam o artista marcial para o externo. Também é um estilo de transição excelente para Taijiquan. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário